Hoje logo cedo recebi um ótimo artigo pelo Medium com o mesmo título que estou usando (original em inglês: “10 tips to make a good team ….great!!”, de Sandeep Chadda (Principal Lead Product Manager na Microsoft) e resolvi trazer aqui como um artigo de forma comentada, já que muito do que vemos no Management 3.0 tem relação com essas 10 dicas!
Então vamos ver como usar o Management 3.0 para tornar uma boa equipe….ótima!! E já vou direto ao ponto, dica por dica!
1. Haja deliberadamente para construir uma grande equipe
O autor do artigo começa com esse toque para os gestores: uma ótima equipe não acontece por acaso, você precisa colocar esforço nisso! Você precisa pensar sobre qual cultura você quer colocar no time para ser ótimo, e refletir sobre o que você tem feito.
Essa dica me faz lembrar uma frase de W. Edwards Deming que eu costumava citar nos workshops Leading SAFe:
Um sistema deve ser gerenciado. Ele não se gerencia sozinho.
Pra quem não sabe, Deming é uma grande inspiração para o Management 3.0. Ele que idealizou o princípio 95/5 que inspirou o princípio mais célebre do M3.0: “Gerencie o sistema, não as pessoas”.
2. Defina uma visão inspiradora
A dica número 2 é essencial! Sandeep nos diz:
Uma grande equipe requer um grande propósito para funcionar
E eu tenho absoluta certeza disso! Tanto que às vezes costumo dizer que a visão número 3 do Management 3.0 – “Alinhar Restrições” – é, se não a mais importante, no mínimo essencial para que todo o resto funcione.
É em “Alinhar Restrições” que fica um dos meus módulos preferidos – “Significado e Propósito”, que nos ajuda a entender e definir propósito de empresas e equipes, e ajudar as pessoas a encontrar significado em seu trabalho.
![Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem](https://agilers.com.br/wp-content/uploads/2023/08/image-1.png)
Esse módulo está até passando por uma atualização para trazer ainda mais prática para a criação do propósito das equipes. Fique de olho!
3. Contrate talentos que se alinhem com a visão
Depois que a visão for criada, entenda as habilidades necessárias para alcançá-la. Em seguida, recrute membros que demonstrem as habilidades certas para se destacarem em suas respectivas funções, o que pode contribuir para o sucesso da equipe.
É assim que Sandeep introduz essa dica, e nessa pequena frase ele já traz à tona dois importantes tópicos tratados no Management 3.0:
- Desenvolver competências: aqui é introduzida uma ferramenta da qual sou fã por sua simplicidade e poder: Matriz de Competências. Algo fácil de implantar e utilizar no dia a dia, e que pode trazer inúmeros desdobramentos. Entre eles, exatamente o que o artigo diz sobre entender as habilidades necessárias para alcançar a visão.
- Contrate ótimas pessoas: esse é um módulo muito importante do M3.0, com abordagens super valiozas para atração e seleção! Entre elas, a própria Matriz de Competência pode ser uma grande aliada para ótimos processos seletivos e para cumprir essa terceira dica!
![Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem](https://agilers.com.br/wp-content/uploads/2023/08/image.png)
4. Promova uma responsabilização clara
Reflita se os membros da sua equipe se sentem confusos e inseguros sobre suas funções, responsabilidades e expectativas.
Esse é um ponto critico na gestão moderna: trabalhar a responsabilização (accountability) é essencial, mas nada fácil! Mas se olharmos com carinho, dá pra ver que não é também um bicho de 7 cabeças.
Eu diria que todas as visões de gestão do Management 3.0 de certa forma vão acabar colaborando para isso, mas eu citaria em específico a visão número 2 – “Empoderar Equipes” – que é onde tratamos de Delegar e Empoderar, e os 7 níveis de delegação. Pra mim, uma das ferramentas preferidas (com o Delegation Poker de Delegation Board) e que trabalham exatamente em cima da responsabilização.
Essa atividade promove transparência e clareza de responsabilidades e papéis, e pode ser chave para uma equipe auto-organizada. Nós abordamos nesse módulo do M3.0 algumas armadilhas (profecia auto-realizável, accountability e micro-gestão) e trazer antídotos para as três colabora para equipes mais poderosas.
![Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem](https://agilers.com.br/wp-content/uploads/2023/08/image-1.jpeg)
5. Dê a eles um caminho
…você precisa garantir que cada membro também tenha espaço para crescer. Cada membro deve se sentir desafiado com o que vai fazer.
Aqui também cabe dizer que o Management 3.0, em geral, favorece esse ponto em sua totalidade. Várias das visões e práticas vão contribuir para que se criem caminhos de desenvolvimento para as pessoas. Uma visão eu já citei, desenvolver competências, trata diretamente desse tópico.
Mas aqui eu também destacaria o Moving Motivators, já que entender a motivação de cada individuo pode contribuir para encontrar caminhos mais individualizados de crescimento. Alguns vão se apegar mais a um grande propósito, outros preferem grandes desafios, e muitos podem estar em busca de reconhecimento e status.
![Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem](https://agilers.com.br/wp-content/uploads/2023/08/image-2.jpeg)
6. Preocupe-se com a equipe
Essa sexta dica pode trazer uma continuidade do que falei anteriormente sobre Moving Motivators, pois é uma ferramente que pode contribuir para que os membros da equipe preocupem-se uns com os outros.
E levando em consideração os pontos listados no artigo, que cabem ao líder, que trata-se de:
- oferecer oportunidades
- construir um espaço de aprendizagem e desenvolvimento contínuos
- mostrar vontade de se conectar com cada indivíduo da equipe
- ter interesse sincero no crescimento da sua equipe
- conhecer os pontos fortes e fracos dela
Também diria que todo o Management 3.0 contribui para isso, já que é uma forma de pensar a gestão voltada exatamente a possibilitar crescimento, aprendizagem, conexão e bom uso das potencialidades de equipes e individuos.
Destaco aqui também o desenvolver competências, individuos e interações e alinhar restrições, que são tres temas do M3.0 que vão de encontro a essa dica.
Dica: eu escrevi um artigo uma vez onde conto uma dinâmica ótima que costumo usar para criar esse ambiente de cuidado mútuo: Uma retrospectiva para criar unidade e confiança!
7. Promova uma cultura de confiança
Confiança e respeito são como as duas rodas de uma bicicleta
Isso também é algo totalmente inerente ao Management 3.0. Eu já citei sobre o Delegar e Empoderar que é um módulo que trata muito sobre desenvolver confiança nas equipes e, somado a Valores e Cultura, traz uma dupla imbatível para criar respeito e confiança.
No M3.0 fazemos isso cultivando valores e desenvolvendo uma grande cultura. Em minhas aulas eu sempre cito a conexão entre esses dois tópicos e o quanto que o Delegation Poker pode contribuir para construir uma cultura de transparência e confiança.
8. Reconheça o comportamento correto
Incentive comportamentos alinhados aos objetivos da equipe e promova uma cultura de excelência
Há vários mecanismos trabalhados no Management 3.0 que podem levar a reconhecimento, principalmente baseado em comportamentos. No próprio módulo de valores e cultura eu costumo mostrar como podemos usar Kudo Cards personalizados para fortalecer comportamentos e valores.
![Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem](https://agilers.com.br/wp-content/uploads/2023/08/image-2.png)
Quando se trata de recompensas, a ideia das 6 regras para recompensas e o Merit Money (que aplica essas regras) são duas ótimas ferramentas para criar uma cultura de reconhecimento.
![Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem](https://agilers.com.br/wp-content/uploads/2023/08/image-3.png)
9. Construa uma cultura de melhoria contínua
O Management 3.0 tem uma visão inteira dedicada a melhoria contínua, a sua sexta visão:
Melhorar Tudo: Pessoas, equipes e organizações precisam melhorar continuamente para adiar o fracasso pelo maior tempo possível.
O autor também fala sobre cultura de feedback nessa dica e, pra mim, o M3.0 é fera nesse assunto! O Feedback Wrap é uma ferramenta incrível para potencializar os feedbacks e levar as pessoas ao crescimento. Eu também já falei sobre ele em um dos meus artigos.
E o Celebration Grid, do qual já falamos em um evento que está disponível no Youtube, também é uma ótima ferramenta para criar ambientes seguros para experimentação, aprendizado e melhoria.
![Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem](https://agilers.com.br/wp-content/uploads/2023/08/image.jpeg)
10. Promova líderes fortes
Grandes líderes criam mais líderes, não seguidores.
Essa frase de Roy T. Bennett abre o workshop Agile Team Leadership, que é o workshop de follow up do Management 3.0 dedicado a contrução de grande equipes. E ela já dá o tom do que acreditamos: o bom líder é aquele capaz de desenvolver e permitir outras lideranças.
A prática do M3.0 leva a um ambiente mais colaborativo e participativo, que possibilita que novas lideranças emerjam e possam ser desenvolvidas.
Referências
- Artigo original no Medium: 10 tips to make a good team ….great!!
- Livro Management 3.0
- Livro Liderando para a Felicidade
- Assine o Aginews no Linkedin
- Workshop Agile People Leadership do Management 3.0 (esse workshop é sobre desenvolver ótimos líderes de pessoas, e trata de muitos pontos citados nesse artigo).