Na primeira Retrospectiva que fiz com o meu novo time ficou clara uma queixa geral e que precisava ser endereçada: o time precisava rever e reforçar o seu propósito como time para a companhia.
Decidimos então fazer um Team Bulding focado em rever o propósito do time. Depois de estruturar algo baseado no modelo STATIK da K21, mais precisamente na etapa de Propósito, acabei evoluindo a atividade para aproveitar a deixa e olhar com carinho para os valores do time. Vou agora falar como foram essas duas atividades.
Para o propósito, optei por seguir uma sugestão de modelo do próprio Statik, e preencher com uma dinâmica que aprendi com a Lean Inception do Caroli.. Esse é o formato do propósito:

E usei o Miro como ferramenta colaborativa para que todos contribuissem com o propósito do time (estavam presentes eu como Agile Master, o Product Owner e todos os team members):

Após uma gostosa conversa com muito embate de ideias e opiniões, o time conseguiu chegar em uma frase que representasse o nosso propósito dentro da empresa e deixasse claro para todos para que estamos ali!
E para a parte de valores, que veio logo em seguida, eu segui o modelo do Management 3.0, baseado na “Grande Lista de Valores” desse método. Eu fui muito mais pelo relato do Jurgen Apelo no livro do que pela atividade descrita no site da instituição. E foi assim:
Primeiro eu solicitei que os nossos stakeholders selecionassem, dentre os 50 valores da lista, de 3 a 7 que eles esperavam ver representados no desempenho da equipe. Tivemos respostas de nossa coordenação, do nosso Product Manager e também do responsável pelo capítulo de dados na empresa, já que somos uma equipe de dados. Isso foi um trabalho prévio.
Durante a sessão de propósito, pedi que toda a equipe (eu, o PO e os team members) também selecionasse de 3 a 7 valores que eles se identificassem e que eles gostariam de ver refletidos no nosso trabalho como um time.
Feito isso, eu usei o Mentimeter para consolidar todas as opiniões. Cada um imputou na ferramentas as palavras escolhidas (eu inseri as minhas e também dos stakeholders consultados previamente), e assim conseguimos compor nossa Nuvem de Palavras de Valores:

Olhando para essa imagem, fizemos uma gostosa discussão e conseguimos chegar em 6 valores principais que permeiam nosso trabalho e nos representam como um time:
- Trabalho em Equipe / Cooperação
- Flexibilidade
- Excelência / Assertividade
- Empatia
- Responsabilidade
- Felicidade
Esse resultado foi excelente, e todos se sentiram representados. Juntamente com o nosso propósito recém escrito, conseguimos criar uma identidade de time muito forte, que com certeza deve passar a fazer parte das nossas ações no dia a dia.
Eu particularmente fiquei super contente do termo “Felicidade” ter aparecido nessa lista, já que minha maior meta é criar ambientes de trabalho onde todos possam trabalhar felizes, e ter um time que defende esse valor é sensacional.
Aqui vão algumas referências do que foi usado nesse trabalho:
- Statik: https://knowledge21.com.br/blog/o-que-e-statik-dicas-aplicar-kanban/
- Lean Inception: https://www.caroli.org/lean-inception/
- Miro: https://miro.com
- Value Stories: https://management30.com/practice/value-stories/
- Management 3.0 Big List of Values: https://management30.com/download/22939/