Em que mundo fictício você mais gostaria de viver?
Foi assim que começou uma última retrospectiva de um dos times que eu facilito no PagSeguro, o Sunderland. Rolaram respostas como Terra Média e mundos de jogos de computadores. Mas melhor do que descobrir em quais mundos fictícios as pessoas gostariam de viver, esse foi um convite para uma conversa, para a equipe descontrair e de quebra se conhecer mais.
Outra dinâmica que já experimentei três vezes (Time Agilers, Sunderland e Wuppertal) e que é garantia de sucesso:
Tentem encontrar 10 coisas em comum a todos os membros do time
Não tem limite de tempo, não tem pressa. A ideia é conversar até chegar na lista! E não vale trapacear com coisas do tipo “todos trabalhamos na mesma empresa!”, pois isso é muito óbvio, né?
Mais uma vez, o resultado positivo aqui aparece na conversa, nos sorrisos, e mais auto conhecimento em grupo! Olha o que o time Agilers descobriu que tem em comum (esse acho que posso divulgar aqui sem medo):
- Todos gostam de cachorrinhos
- Todos são apaixonados pela Agilers
- Todos usam Windows (isso foi antes do Walter entrar pro time)
- Todos gostam de música brasileira
- Ninguém segue uma religião religiosamente
- Todos já foram em algum show
- Todos já pagaram um mico na vida
- Todos já fizeram terapia
- Todos já tentaram meditar (e em geral não foram muito bem sucedidos)
- Todos já assistiram Netflix
Ah, uma pergunta que já rolou em algumas ocasiões, como no grupo de empreendedores que faço parte (a The ONE Network) e é muito legal:
Qual foi a última coisa pela qual você se apaixonou?
Olha o que já surgiu:
Uma calça da Track & Field, Toro Evoque, meu novo notebook, Apple Watch 5, Um apto novo, meu tenis novo que estou usando na academia para treinar, Meu cachorrinho Bento.
E tem uma que envolve imagens!
É o que dizem por aí: “Uma imagem vale mais que mil palavras!”
No último final de semana o tema de um dos meus workshops foi exatamente “Energizando Pessoas”, e lá eu falo de algumas práticas do Management 3.0 que entram na primeira visão de gestão do Martie, Energizar Pessoas:
12 Passos pra Felicidade / Happiness Index / Happiness Door / Reuniões um-a-um / Construção de equipe / Coaching entre pares / Niko Niko / Papos de bebedouro / Reuniões um-a-um / Trabalho em pares / Avaliação em pares / Avaliações 360 graus / Bebidas pós-expediente (o famoso Happy Hour) / Reuniões fora do escritório / Redes sociais
E ainda os indicados para equipes remotas!
Marque reuniões informais / Chame as pessoas no Chat / Trabalho em pares / Avaliação em pares / Avaliações 360 graus / Jogos online / Redes sociais / Drinks Virtuais / Envie cartões físicos
É tanta opção que fica até difícil falar de tudo em um workshop de 4 horas. Mas o fato é: usando criatividade e deixando a imaginação rolar, tudo é possível!
Muitas das perguntas que eu uso eu tiro de um site que não sai dos meus favoritos: “127 Icebreaker Questions to Try with your Team” – 127 questões de quebra gelo para tentar com seu time.
E não liguem que o artigo está em inglês, geralmente é bem prático traduzir no Google Translator. Eu uso ele de diferentes formas, sempre escolhendo perguntas aleatórias. Olha o que já testei:
- Pergunto um número aleatório entre 1 e 127 pra alguém do grupo
- Somo as idades das pessoas do grupo
- Vejo quantas pessoas estão online na seala
- Já cheguei a enviar um Google Forms para cada um escolher um número de 1 a 6 (era uma turma com 21 pessoas), e somei os resultados
As respostas podem ser verbais, no chat, em um Google Docs, uma nuvem de palavras, o que você achar que valha a pena!
E outra dinâmica incrível é o bom e velho (e muito simples) Personal Maps! Eu sempre digo por aí: existem 1.001 maneiras de se fazer um Personal Maps, invente a sua!
O que eu já vi por aí?
- Todos enviam seus personal maps discretamente para o SM. O SM lê características e o grupo tenta adivinhar o dono desse mapa mental. Quem fizer mais pontos, ganha um presente! (Carla arrasa!)
- O time todo tenta preencher o personal maps de cada membro (só o próprio que não pode mexer). A dica é: o que vocês não souberem, chutem!
- Um apresenta o personal maps do outro (isso é algo que dá pra fazer em conjunto com a dica anterios)
- Fazer com um candidato durante uma entrevista (você faz o seu e ele o dele, e usam para se apresentam). Isso ajuda muito a pessoa a ficar menos ansiosa. Meu colega Romário usa muito isso e tem sempre ótimos feedbacks!
- E qual é a sua dica?
Uma coisa é fato, e foi o que comentei com minha última turma: não tem erro! Mesmo que saia tudo errado, ainda assim o resultado vai ser muito bacana: risadas, auto-conhecimento em grupo, sorrisos e fortalecimento de laços.
E pra mim o Personal Maps é a maneira mais bacana de reconhecer esse fato e fazer bom proveito disso!
Para terminar esse banho de energizadores, não poderia citar o consagrado Kudo Cards! Esse também entra na lista de ferramentas típicas do Management 3.0: fáceis e simples, mas com resultados impressionantes.
Essa tem sido a preferida dos meus alunos. É a mais citada nos planos de ação e o que o pessoal mais coloca em prática logo após o workshop. E os feedbacks são sempre maravilhoso!
E é assim gente! Tentativas, experimentos! Acho que nada melhor pra fechar esse relato do que resgatar o que diz a primeira visão do querio Martie:
Energizar Pessoas: As pessoas são a parte mais importante de uma organização e os gerentes devem fazer de tudo que puderem para mantê-las ativas, criativas e motivadas.
E nesses tempos atuais, isso requer ainda mais atenção!
A agenda de workshops Management 3.0 já está criada para os meses de maio e junho. Venha aprender tudo isso com a gente e muito mais! Não deixe de aprender sobre esse modelo maravilhoso que está ajudando a criar melhores ambientes de trabalho pelo mundo!
Links e referências:
- Práticas do Management 3.0: https://management30.com/practice/ (Conheça tudo aqui)
- Agenda de treinamentos Agilers: https://agilers.com.br/todos-os-workshops/
- Nosso Instagram cheio de conteúdo sobre agilidade: https://instagram.com/agilers.com.br
- Mande seus próprios Kudo Cards! https://kudobox.co/