Como energizar as pessoas no seu time ágil

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Thiago Brant

Em que mundo fictício você mais gostaria de viver?

Foi assim que começou uma última retrospectiva de um dos times que eu facilito no PagSeguro, o Sunderland. Rolaram respostas como Terra Média e mundos de jogos de computadores. Mas melhor do que descobrir em quais mundos fictícios as pessoas gostariam de viver, esse foi um convite para uma conversa, para a equipe descontrair e de quebra se conhecer mais.

Outra dinâmica que já experimentei três vezes (Time AgilersSunderland Wuppertal) e que é garantia de sucesso:

Tentem encontrar 10 coisas em comum a todos os membros do time

Não tem limite de tempo, não tem pressa. A ideia é conversar até chegar na lista! E não vale trapacear com coisas do tipo “todos trabalhamos na mesma empresa!”, pois isso é muito óbvio, né?

Mais uma vez, o resultado positivo aqui aparece na conversa, nos sorrisos, e mais auto conhecimento em grupo! Olha o que o time Agilers descobriu que tem em comum (esse acho que posso divulgar aqui sem medo):

  1. Todos gostam de cachorrinhos
  2. Todos são apaixonados pela Agilers
  3. Todos usam Windows (isso foi antes do Walter entrar pro time)
  4. Todos gostam de música brasileira
  5. Ninguém segue uma religião religiosamente
  6. Todos já foram em algum show
  7. Todos já pagaram um mico na vida
  8. Todos já fizeram terapia
  9. Todos já tentaram meditar (e em geral não foram muito bem sucedidos)
  10. Todos já assistiram Netflix

Ah, uma pergunta que já rolou em algumas ocasiões, como no grupo de empreendedores que faço parte (a The ONE Network) e é muito legal:

Qual foi a última coisa pela qual você se apaixonou?

Olha o que já surgiu:

Uma calça da Track & Field, Toro Evoque, meu novo notebook, Apple Watch 5, Um apto novo, meu tenis novo que estou usando na academia para treinar, Meu cachorrinho Bento.

E tem uma que envolve imagens!

É o que dizem por aí: “Uma imagem vale mais que mil palavras!”

No último final de semana o tema de um dos meus workshops foi exatamente “Energizando Pessoas”, e lá eu falo de algumas práticas do Management 3.0 que entram na primeira visão de gestão do Martie, Energizar Pessoas:

12 Passos pra Felicidade / Happiness Index / Happiness Door / Reuniões um-a-um / Construção de equipe / Coaching entre pares / Niko Niko / Papos de bebedouro / Reuniões um-a-um / Trabalho em pares / Avaliação em pares / Avaliações 360 graus / Bebidas pós-expediente (o famoso Happy Hour) / Reuniões fora do escritório / Redes sociais

E ainda os indicados para equipes remotas!

Marque reuniões informais / Chame as pessoas no Chat / Trabalho em pares / Avaliação em pares / Avaliações 360 graus / Jogos online / Redes sociais / Drinks Virtuais / Envie cartões físicos

É tanta opção que fica até difícil falar de tudo em um workshop de 4 horas. Mas o fato é: usando criatividade e deixando a imaginação rolar, tudo é possível!

Muitas das perguntas que eu uso eu tiro de um site que não sai dos meus favoritos: “127 Icebreaker Questions to Try with your Team” – 127 questões de quebra gelo para tentar com seu time.

E não liguem que o artigo está em inglês, geralmente é bem prático traduzir no Google Translator. Eu uso ele de diferentes formas, sempre escolhendo perguntas aleatórias. Olha o que já testei:

  • Pergunto um número aleatório entre 1 e 127 pra alguém do grupo
  • Somo as idades das pessoas do grupo
  • Vejo quantas pessoas estão online na seala
  • Já cheguei a enviar um Google Forms para cada um escolher um número de 1 a 6 (era uma turma com 21 pessoas), e somei os resultados

As respostas podem ser verbais, no chat, em um Google Docs, uma nuvem de palavras, o que você achar que valha a pena!

E outra dinâmica incrível é o bom e velho (e muito simples) Personal Maps! Eu sempre digo por aí: existem 1.001 maneiras de se fazer um Personal Maps, invente a sua!

O que eu já vi por aí?

  1. Todos enviam seus personal maps discretamente para o SM. O SM lê características e o grupo tenta adivinhar o dono desse mapa mental. Quem fizer mais pontos, ganha um presente! (Carla arrasa!)
  2. O time todo tenta preencher o personal maps de cada membro (só o próprio que não pode mexer). A dica é: o que vocês não souberem, chutem!
  3. Um apresenta o personal maps do outro (isso é algo que dá pra fazer em conjunto com a dica anterios)
  4. Fazer com um candidato durante uma entrevista (você faz o seu e ele o dele, e usam para se apresentam). Isso ajuda muito a pessoa a ficar menos ansiosa. Meu colega Romário usa muito isso e tem sempre ótimos feedbacks!
  5. E qual é a sua dica?

Uma coisa é fato, e foi o que comentei com minha última turma: não tem erro! Mesmo que saia tudo errado, ainda assim o resultado vai ser muito bacana: risadas, auto-conhecimento em grupo, sorrisos e fortalecimento de laços.

E pra mim o Personal Maps é a maneira mais bacana de reconhecer esse fato e fazer bom proveito disso!

Para terminar esse banho de energizadores, não poderia citar o consagrado Kudo Cards! Esse também entra na lista de ferramentas típicas do Management 3.0: fáceis e simples, mas com resultados impressionantes.

Essa tem sido a preferida dos meus alunos. É a mais citada nos planos de ação e o que o pessoal mais coloca em prática logo após o workshop. E os feedbacks são sempre maravilhoso!

Meu kudo fez sucesso …. tá fazendo na verdade. Um gerente
do marketing gostou da ideia kkkkk

E é assim gente! Tentativas, experimentos! Acho que nada melhor pra fechar esse relato do que resgatar o que diz a primeira visão do querio Martie:

Energizar Pessoas: As pessoas são a parte mais importante de uma organização e os gerentes devem fazer de tudo que puderem para mantê-las ativas, criativas e motivadas.

E nesses tempos atuais, isso requer ainda mais atenção!

A agenda de workshops Management 3.0 já está criada para os meses de maio e junho. Venha aprender tudo isso com a gente e muito mais! Não deixe de aprender sobre esse modelo maravilhoso que está ajudando a criar melhores ambientes de trabalho pelo mundo!

Links e referências:

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