Como podemos Aumentar o Engajamento das Pessoas?

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Thiago Brant

um grupo de cartas com símbolos diferentes

As pessoas representam a parte mais importante de uma organização. Quando falamos de ambientes ágeis e com equipes auto organizadas, percebemos um desafio para as lideranças: Como podemos manter essas pessoas engajadas?

Vamos falar sobre:

  • Motivação e Engajamento
  • Afinal, é possível fazer alguém se engajar?
  • Motivação intrínseca e extrínseca
  • O modelo CHAMPFROGS do Management 3.0
  • Afinal, qual o meu papel como líder?

Motivação e Engajamento

 Há uma diferença entre essas duas palavras: Um colaborador pode estar extremamente motivado pelo salário que recebe todo mês, mas isso necessariamente faz com que ele esteja engajado no seu trabalho? 

um texto branco sobre um fundo marrom

Motivação é o impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir um objetivo. Já o engajamento está relacionado com a participação, na colaboração com alguma coisa.

É possível ter pessoas motivadas com um objetivo, mas não engajadas em colaborar com aquilo; ou mesmo pessoas engajadas, porém em algo que não está alinhado ao propósito da empresa.

Engajamento é onde a motivação está direcionada. No exemplo acima, o colaborador pode estar motivado pelo salário, mas engajado nos seus interesses pessoais decorrentes dele. Quem nunca se pegou planejando a próxima viagem ou compras que iria fazer, ao invés de focar na compreensão e resolução de problemas do ambiente de trabalho?

Afinal, é possível fazer alguém se engajar?

O ser humano não é gerenciável. Por maior que seja o nível de influência que você é capaz de exercer sobre alguém, a decisão final por fazer ou não uma tarefa é sempre da pessoa. Da mesma forma, não é possível engajar uma pessoa diretamente, mas é possível desenvolver um ambiente que proporcione esse engajamento.

Não é porque tem várias pessoas dançando em um ambiente que você irá dançar também. Mas quanto mais o ambiente proporcionar a dança, mais se torna uma questão de tempo para você seguir o ritmo.

 O modelo CHAMPFROGS do Management 3.0

Pensando em compreender os fatores que motivam as pessoas, Jurgen Appelo desenvolveu uma lista de motivadores dentro do Management 3.0. Essa lista é composta por 10 itens motivadores que as pessoas possuem em menor ou maior grau.

um sapo verde com olhos amarelos

Com essa ferramenta é possível compreender e analisar hierarquicamente os motivadores que precisam ser atingidos para que alguém se sinta motivado no ambiente de trabalho e, a partir disso, possa se engajar.

Curiosidade: O quanto é importante buscar coisas novas?

Honra: O quanto meus valores se refletem no meu trabalho?

Aceitação: O quanto aprovam quem eu sou e o que eu faço?

Maestria: Desafios dentro das minhas habilidades

Poder: Espaço para influenciar ao meu redor

(Freedom) Liberdade: As pessoas são independentes e autônomas

Relação: Bons contatos sociais com outras pessoas

Ordem: Regras e políticas para um ambiente estável

(Goal) Objetivo: O meu propósito de vida é refletido no trabalho que faço

Status: Possuir uma boa posição e ser reconhecido.

Afinal, qual o meu papel como líder?

Cada pessoa se engaja por diferentes aspectos. Gerar mecanismos que atinjam esses aspectos facilita o engajamento dessas pessoas no ambiente de trabalho.

Sabemos que é difícil engajar por meio de tarefas impostas. Cada um possui muito mais interesse por aquilo que selecionam e pretendem fazer. Ao líder, cabe promover um ambiente propício a esse engajamento, que favorece a auto-organização.

Management 3.0 = Gerenciar o sistema, não as pessoas

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