Líder Servidor / Facilitador

Thiago Brant

Thiago Brant

Líder Servidor

No finalzinho de 2020 eu fiz uma palestra no TDC Porto Alegre com o título “Servir X Facilitar – Qual é a do líder do futuro?”. Foi algo bem especial, pois fui selecionado para falar no palco da Stadium, e a repercussão foi muito boa. Tanto que na semana seguinte já repeti a mesma apresentação internamente para o time de líderes da área de Engenharia de Confiabilidade do PagSeguro.

Nessas ocasiões, percebi que esse tema é bastante relevante, e é algo que deve ser conversado e explorado. Parte da estratégia da Agilers para 2021 está em desenvolver líderes facilitadores. Por isso tudo, resolvi escrever esse artigo, que em parte é um resumo do que foi falado no TDC.

E a provocação inicial veio de uma frase que eu me lembro muito bem do Scrum Guide, sobre o papel do Scrum Master:

Scrum Masters são verdadeiros líderes que servem ao Scrum Team e à organização como um todo

O Scrum Guide coloca o Scrum Master em papel de servidor do Scrum Team, do Product Owner e da organização, oferecendo liderança, treinamento, remoção de impedimentos, facilitação de eventos, planejamento empírico, colaboração com stakeholders, orientação do Scrum, dentre outras coisas. Quando eu leio sobre o Scrum Master no Scrum Guide, imagino a figura do Superman!

Mas há um artigo da Scrum.org que posiciona melhor o que é o tal do Líder Servidor:

  1. Compromisso de se colocar por último
  2. Concentre-se na grandeza dos outros
  3. Respeite as necessidades das outras pessoas para ser totalmente humano
  4. Coragem para falar a verdade
  5. Abertura sobre a própria vulnerabilidade

Faz mais sentido, mas ainda assim é puxado!

Para me ajudar, fui atrás da definição de servir no dicionário:

1. Ser criado de.

2. Ser útil ou prestável a.

3. Aviar.

4. Fornecer.

5. Pôr na mesa (refeição ou tempero).

6. Ministrar (comida, bebida, etc.).

7. Cuidar de.

8. Empregar; usar.

9. Auxiliar; favorecer; ajudar.

E também de facilitar:

1. Tornar fácil; apresentar como fácil; proporcionar.

2. Tornar-se destro.

3. Prestar-se, prontificar-se.

4. Estar disposto.

E olha, eu fico muito mais com a segunda definição, hein? Mas resolvi perguntar para o público do TDC o que eles achavam mais bacana, do ponto de vista como um líder:

E como liderado:

Me parece que a facilitação é mais aceita. Curioso que os líderes preferem mais se ver como facilitadores, mas como liderados as pessoas esperam um pouco mais de um líder como servidor.

Mas o que é o tal facilitador? Eu gostei muito da frase que um amigo disse que, no fundo, é aquela típica frase do coach:

E ele também me deu uma versão mais filosófico dessa frase, que foi o que começou a me remeter ao Management 3.0:

Eu tenho utilizado ferramentas e práticas do Management 3.0 em meu dia a dia, e percebo que as suas 6 visões de gestão são coisas que remetem muito a esse tema de facilitação. O Management 3.0 é um modelo que destaca o gerente / gestor como um verdadeiro facilitador do sistema. Isso é o que dizem suas visões:

  1. Energizar Pessoas: As pessoas são a parte mais importante de uma organização e os gerentes devem fazer de tudo que puderem para mantê-las ativas, criativas e motivadas.
  2. Empoderar equipes: As equipes podem se auto organizar. Isso requer empoderamento, consentimento e confiança da gestão.
  3. Alinhar restrições: A auto-organização pode levar a qualquer coisa. Portanto, é necessário proteger as pessoas, compartilhar recursos, dar às pessoas um propósito claro e metas definidas.
  4. Desenvolver competências: As equipes não podem alcançar seus objetivos se os membros da equipe não forem suficientemente capazes. Os gerentes devem, portanto, contribuir com o desenvolvimento de competências.
  5. Crescer a estrutura: Muitas equipes operam em um contexto de uma organização complexa, assim, é importante considerar estruturas que favorecem a comunicação.
  6. Melhorar Tudo: Pessoas, equipes e organizações precisam melhorar continuamente para adiar o fracasso pelo maior tempo possível.

Todas as visões são pautadas em um conceito de que a gestão não é algo que deve se restringir aos gestores, mas sim ser praticada por todos os profissionais criativos, e que o gestor em si assume um papel que é comparado ao de um jardineiro: cultivar e nutrir o sistema (na minha interpretação, criar um sistema que facilite com que os profissionais atinjam seus objetivos e da companhia).

Os jogos do Mangement 3.0, por exemplo, são atividades que facilitam que importantes questões sejam tratadas na empresa.

Temos um Delegation Board para facilitar o empoderamento, o Moving Motivators para facilitar a motivação e engajamento, Matriz de Competências para facilitar o desenvolvimento de competências, e vários outros.

Eu costumo usar bastante o Personal Maps para facilitar o desenvolvimento de relações mais fortes entre os membros das equipes.

E temos ainda os princípios do Management 3.0, que são todos itens que devem ser facilitados no ambiente de trabalho:

  1. Engajar as pessoas e suas interações
  2. Melhorar o sistema de trabalho
  3. Ajudar a encantar todos os clientes
  4. Gerenciar o Sistema, não as pessoas
  5. Co-criar o trabalho

O quarto princípio é o que já venho falando sobre o cultivar o nutrir o sistema.

E para fechar, uso a frase o meu professor, Marquinhos Toledo, que foi a que fechou a minha apresentação no TDC (e que na verdade foi por onde tudo começou, essa foi uma apresentação que comecei a criar pelo último slide!):

E é isso, hoje vejo que a melhor forma de servir às pessoas é facilitando o caminho para que elas atinjam seus resultados almeijados, que elas consigam, da maneira mais otimizada possível, partir de um ponto A e atingir o ponto B.

Definitivamente esse é o papel do verdadeiro líder, e não mais é cabível o tradicional papel do chefe, comandando e controlando, e não faz sentido o líder somente como um servidor.

‘Liderança não é sobre resultados, mas cuidar das pessoas que são responsáveis pelos resultados. É um trabalho humano, isso que é a liderança”

– Simon Sinek

E você, se considera um líder facilitador? E o seu líder, é facilitador?

Referências:

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