Texto de Jurgen Appelo
As linguagens de padrões são um conceito que surgiu no design urbano e na arquitetura, desempenhando diversos propósitos vitais. Originadas pelo trabalho do arquiteto Christopher Alexander na década de 1970, essas linguagens foram adotadas em diversos campos, incluindo desenvolvimento de software, gestão de mudanças e design organizacional.
O modelo unFIX também é uma biblioteca de padrões. Por que optamos por uma coleção de padrões em vez de um framework? Porque:
- Capturar soluções comprovadas: As linguagens de padrões documentam problemas recorrentes de design e suas micro-soluções práticas, baseadas em observação e experiência.
- Facilitar a comunicação: Elas fornecem um vocabulário compartilhado para designers, arquitetos e usuários discutirem desafios complexos de design e suas soluções.
- Promover a reutilização: Ao identificar práticas padrão, as linguagens de padrões permitem que designers reutilizem soluções comprovadas, em vez de reinventar a roda em cada contexto.
- Aumentar a qualidade do design: Aplicando princípios testados pelo tempo, as linguagens de padrões ajudam designers a criar designs mais coerentes, funcionais e amigáveis.
- Apoiar a escalabilidade: Elas permitem a emergência de sistemas complexos combinando padrões menores e bem compreendidos em estruturas maiores.
- Conectar teoria e prática: As linguagens de padrões ligam princípios abstratos de design a soluções concretas e implementáveis.
- Empoderar não-especialistas: Elas podem tornar o conhecimento de design mais acessível a pessoas que não são designers ou arquitetos profissionais.
- Incentivar o pensamento holístico: As linguagens de padrões frequentemente enfatizam a interconexão dos elementos de design, promovendo uma abordagem mais abrangente para a resolução de problemas.
No geral, as linguagens de padrões visam tornar o design e o desenvolvimento de soluções complexas e dependentes de contexto mais eficazes e colaborativos. Para o modelo unFIX, isso significa design organizacional e o desenvolvimento de formas de trabalho.
![](https://agilers.com.br/wp-content/uploads/2025/01/PatternLanguages-1024x724.png)
Esse artigo foi originalmente veiculado em https://unfix.com/blog/pattern-languages
E aqui está o texto traduzido da imagem:
O propósito das Linguagens de Padrões
- Capturar soluções comprovadas: Linguagens de padrões documentam problemas recorrentes de design e suas micro-soluções práticas baseadas em observação e experiência.
- Facilitar a comunicação: Elas fornecem um vocabulário compartilhado para designers, arquitetos e usuários discutirem desafios de design complexos e soluções.
- Promover a reutilização: Ao identificar práticas padrão, as linguagens de padrões permitem que os designers reutilizem soluções comprovadas em vez de reinventar a roda em cada contexto.
- Melhorar a qualidade do design: As linguagens de padrões ajudam os designers a criar designs mais coerentes, funcionais e amigáveis ao aplicar princípios testados e comprovados.
- Suporte à escalabilidade: Elas permitem a emergência de sistemas complexos ao combinar padrões menores, bem compreendidos, em estruturas maiores.
- Conectar teoria e prática: As linguagens de padrões ligam princípios abstratos de design com soluções concretas e implementáveis.
- Empoderar não-especialistas: Elas podem tornar o conhecimento de design mais acessível para pessoas que não são designers ou arquitetos profissionais.
- Incentivar o pensamento holístico: As linguagens de padrões frequentemente enfatizam a interconexão dos elementos de design, promovendo uma abordagem mais abrangente para a resolução de problemas.
Exemplos de linguagens de padrões e literatura indicada:
- Christopher Alexander e seus colegas desenvolveram a linguagem de padrões original e mais famosa, contendo 253 padrões para projetar cidades, edifícios e construções. A Pattern Language: Towns, Buildings, Construction (Center for Environmental Structure Series)
- Um grupo de autores, incluindo Joseph Bergin, Helen Sharp, Mario L. Viera, entre outros, proporcionou uma coleção de padrões para melhorar as práticas de ensino. Pedagogical Patterns: Advice For Educators (English Edition)
- O livro de Jenifer Tidwell sobre design de interação oferece um conjunto de padrões para projetar interfaces e experiências de usuário eficazes. Designing Interfaces: Patterns for Effective Interaction Design
- Henri Lipmanowicz e Keith McCandless ofereceram uma coleção de 33 padrões destinados a facilitar interações grupais produtivas e inclusivas. The Surprising Power of Liberating Structures: Simple Rules to Unleash a Culture of Innovation
- O livro “Design Patterns” criado pela “Gangue dos Quatro” (Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides) apresenta 23 padrões clássicos de design de software. Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software (Em Português: Padrões de Projetos: Soluções Reutilizáveis de Software Orientados a Objetos)
- “Analysis Patterns” de Martin Fowler explora modelos de objetos reutilizáveis para processos de negócios, melhorando o design de software através de padrões práticos e específicos de domínio. Analysis Patterns: Reusable Object Models
- “Fearless Change” de Mary Lynn Manns e Linda Rising fornece estratégias para implementar mudanças com sucesso dentro das organizações, promovendo a inovação e a aceitação. Fearless Change: Patterns for Introducing New Ideas
- O trabalho de Jim Coplien na redefinição do framework Scrum como um conjunto coeso de padrões em Scrum PLoP: Pattern Languages of Programs. A Scrum Book: The Spirit of the Game